RUA OURO PRETO, 67 - XANXERÊ | SC

CONTATO@ENERGY.BIO.BR

(49) 3433-0291 (49) 99958-3099

Aterro Sanitário de Seara tem 100% de energia renovável

A empresa RONETRAN do município de Seara/SC, está investindo pesado na modernização e sustentabilidade da empresa. Promover melhorias na infraestrutura tem sido uma das prioridades em 2016.

Em operação desde agosto deste ano, o sistema fotovoltaico instalado no aterro sanitário deve garantir 100% da demanda de energia de forma renovável. A empresa investiu inicialmente em um sistema de 5 kWp que deve produzir em média 650 kWh, mensalmente.

A expectativa para os próximos meses é investir ainda mais na modernização do processo de reciclagem de materiais, o que deve acarretar em um consumo maior de energia. Segundo o advogado Valdemir Tochetto, sócio da empresa, as formas alternativas de energia devem ser ampliadas nos próximos meses, através da utilização do biogás, do gás de síntese, e também da ampliação do sistema fotovoltaico:

“ - Mais que uma oportunidade, a autogeração, atualmente, é uma necessidade para as empresas com consumos elevados de energia elétrica. Mesmo que a longo prazo, investimentos que reduzam custos de produção e aumentem a competitividade são fundamentais para a sobrevivência em um mercado globalizado. Além disso, produzir a própria energia, limpa e renovável, totalmente utilizada nos processos de triagem, reciclagem, compostagem e destinação final adequada do lixo urbano, doméstico e industrial, para a Ronetran, mais que uma atividade econômica 100% ecológica, é uma enorme satisfação.  Temos muita responsabilidade com o que fazemos. E fazemos com muito orgulho.”

 O engenheiro Patrick da empresa Energybio responsável pelo projeto destaca a importância da iniciativa da Ronetran:

- Considerando o papel fundamental que a RONETRAN tem na destinação final dos resíduos sólidos urbanos dos municípios de Seara, Xavantina e Paial, é extremamente satisfatório ver como a empresa encara esses desafios de forma sustentável e presta um serviço de excelência nessa área. Seara com toda certeza está bem assistida no segmento, com um aterro sanitário moderno e planejamento futuro!